#Nutrição - Os benefícios da dieta vegetariana

Olá! 

Tenho pensado muito sobre os posts do Blog e como adicionar um pouco mais de Ciência e menos dicas, que hoje em dia podem ser facilmente encontradas na Internet. 

Começo hoje falando sobre os benefícios da dieta vegetariana, algo que aderi há pouquíssimo tempo, mas que afeta tanto a qualidade da minha saúde que não tem como não compartilhar. Fiquei horas e horas lendo artigos e estudos para me atualizar sobre esse estilo de vida que tanto me interessa. 

Para começar, as dietas vegetarianas oferecem inúmeras vantagens quando comparadas às dietas com consumo de carne ou outras fontes de origem animal. O padrão de dieta Western, que é uma dieta caracterizada pelo elevado consumo de carne vermelha, produtos lácteos com alto teor de gordura, grãos refinados e baixo teor de magnésio, está associada com maiores concentrações plasmáticas da PCR, relacionando o padrão da dieta à inflamação. 

Apesar de existirem vários tipos de dietas vegetarianas, como a ovolactovegetariana (que inclui o consumo de ovos e laticínios), lactovegetarianos (consumo de produtos lácteos) e veganas (exclui-se todos os tipos de produtos de origem animal), os benefícios são semelhantes: 

Antigamente falava-se muito em deficiência de proteínas, ferro, zinco, cálcio, vitamina B12 e A e ômega 3. Porém, inúmeros estudos tem demonstrado que essas deficiências ocorrem quando há um planejamento alimentar inadequado. As razões pelo qual a dieta vegetariana deve ser adotada, vão além da saúde e bem-estar, incluindo fatores econômicos, ecológicos e causas sociais. 

Diversos estudos atuais tem mostrado os resultados positivos da dieta (ou como prefiro chamar, estilo de vida) vegetariana. Por isso, irei sempre atualizar o blog com estudos recentes que mostram os benefícios dessa minha nova jornada. 

Um grande abraço,

Melissa